Finalmente Bem Vindo 2014!

  
“Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade e onde não há continuidade não há crescimento.” CS Lewis

  Cada começo de ano traz em si a esperança de um novo recomeço. É como se nos fosse dada uma nova oportunidade, dada por Deus, para fazer as coisas de uma forma diferente, seja melhorando aquilo que não estava tão bom, seja colocando, ou tentando colocar em prática aquelas velhas promessas que nunca conseguimos cumprir até hoje, mas porque um novo ano se inicia nos propomos novamente a tentar.
  Temos a esperança do começo, mas porque será que ao longo dos dias vamos abrindo mão das promessas feitas, dos objetivos e dos sonhos a serem alcançados e nos deixamos levar pelas circunstâncias? O que será que aconteceria com nossas vidas se fizéssemos, ao longo do nosso ano, tudo o que nos propomos fazer ou tentar logo no primeiro dia do ano, mesmo diante dos desafios?
  E quando o seu ano já começa cheio de grandes desafios? E se logo nos primeiros dias você se visse diante de uma grande batalha interna, externa e espiritual?
  O meu ano começou assim. Cheio de grandes desafios desde o dia primeiro. Mas, diante desses desafios eu decidi, ao invés de murmurar, aprender com as dificuldades e erros e me aperfeiçoar, para que as mudanças que eu tanto anseio tenham um espaço para acontecer em 2014. E quando eu entendi que as maiores mudanças começavam em mim e que eu precisava fazer a minha parte e me deixar ser moldada por Deus, confiando em Sua obra em mim e confiando em Sua fidelidade, as coisas já começaram a melhorar externamente também. O nosso grande artesão, Deus, procura sempre nos aperfeiçoar primeiro internamente porque Ele valoriza mais o estado de nosso coração diante Dele do que as nossas conquistas externas, que são passageiras.
  Quero compartilhar aqui no blog algumas lições que venho aprendendo desde o começo desse ano.

1.     Em primeiro lugar: Não vai ser fácil! Jesus mesmo nos alertou: “Tenho-vos dito isso para que em Mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo!”. João 16:33
Existe uma diferença muito grande entre a nossa expectativa das coisas e a realidade que nos é apresentada a cada dia. A realidade é sempre mais difícil do que os nossos sonhos utópicos e perfeitos. Existem conflitos diários a serem resolvidos. Existem problemas, batalhas, confusões, sentimentos a serem lidados, responsabilidades a serem administradas... Mas, se focarmos só nas dificuldades não entenderemos que elas fazem parte do processo usado por Deus para nos capacitar internamente e espiritualmente para chegarmos onde Deus nos quer.
Nada nessa vida cai do céu, nem as bênçãos que Deus nos dá. Toda conquista, mesmo a da Terra prometida por Deus para nós exige muito esforço, determinação e perseverança de nossa parte.
Precisamos entender que o fato de não ser fácil, não significa que temos que desistir, ou reclamar, mas significa que temos que aceitar a realidade das coisas e assim nos esforçar e preparar um pouco mais para conquistarmos os sonhos de Deus para nós. É com essa força e com essa mentalidade que chegaremos nos lugares que Deus tem preparado para nós. A vitória ali na frente é certa! Temos que descansar nessa certeza.

2.     Recomeçar projetos é sempre mais difícil do que começar (podemos observar isso ao estudarmos a história da reconstrução dos muros de Jerusalém, no livro de Neemias). Mas, a vida está constantemente nos pedindo forças para recomeçar. Seja em nossos relacionamentos, seja nos nossos projetos, sonhos, etc. Entender isso vai nos ajudar a chegar nos nossos objetivos. Caso, contrário estaremos sempre abrindo mão de grandes sonhos depois de um fracasso ou depois de uma primeira dificuldade. Devemos aprender com nossos erros passados e não nos martirizar por eles. Recomeçar significa aprender com o que não deu certo, mas mesmo assim seguir em frente para tentar novamente até que finalmente dê certo.

3.     Não estamos sozinhos nessa! A partir do momento em que entregamos nossa vida, com todo o nosso coração e entendimento, nas mãos de Deus, Ele não nos abandona a mercê de nós mesmos. Embora, sejamos sim responsáveis pelas nossas próprias decisões, precisamos ter a confiança de que Ele está nos guiando e de que tudo coopera para o nosso bem! Ele é um Deus Pai, sempre presente. Precisamos descansar em Sua liderança sobre as nossas vidas, mesmo diante das circunstâncias mais desfavoráveis, mesmo quando uma porta se abre ou se fecha! “E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.” Rm 8:28

4.     A palavra de Deus é o nosso maior norte, é a luz que nos mostra o caminho de um viver bem sucedido. Quando a dúvida do caminho a ser trilhado vem, e em toda e qualquer situação dessa vida, o manual a ser seguido é sempre a palavra de Deus. Isso significa que devemos não apenas ler, saber, estudar a Bíblia, mas devemos coloca-la em prática, com toda a nossa força e intenção. De nada vale um conhecimento vasto sem aplicação. A verdadeira sabedoria está na aplicação dessas mesmas palavras no nosso dia a dia. Eu sempre procuro pensar comigo mesma, o que a Palavra me diz a respeito de cada situação específica. Tenho observado que toda a vez que escolho seguir a sabedoria de Deus os frutos, mesmo quando não imediatos, inevitavelmente vem e me surpreendem! Se queremos o excelente, o fora do comum, precisamos aplicar a Palavra de Deus sempre.

5.     Aprendendo o peso das palavras. Existe uma passagem incrível em Provérbios 21:23 que diz assim: “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias”.  Como esse versículo é verdadeiro! Se a gente soubesse o quanto as palavras carregam poder de vida e de morte, aprenderíamos a usá-las com mais sabedoria. Devemos ter mais consciência sobre o que falamos sobre nós mesmos, para quem, de quem falamos e o que falamos. Toda palavra lançada ao vento vai ser cobrada pelo tempo e pelas pessoas ali na frente. Que possamos falar apenas palavras de edificação uns aos outros. Há muitos anos atrás eu tomei uma decisão comigo mesma e tenho tentado, na medida do possível, aplicar esse lema... De que não saia algo da minha boca que não venha apenas para construir algo positivo no outro a quem eu me dirijo. Outra lição que venho aprendendo é a guardar a minha boca com relação aos meus sonhos e projetos. Todo sonho é como um tesouro precioso sendo gerado e construído no secreto e só deve vir a tona quando estiver sendo concretizado.  Precisamos guardar e cuidar de tudo aquilo que é mais precioso.

6.     O teu momento de silêncio com Deus é um dos momentos mais ricos e preciosos que você pode ter. Nunca decida nada na sua vida sem antes ter o seu tempo de qualidade com Deus. É uma benção poder ter pessoas para se aconselhar, há sabedoria nos múltiplos conselhos que vem de pessoas confiáveis. Mas, existe uma voz que é a voz mais importante de todas e é essa que devemos seguir e obedecer, a voz de Deus. Podemos ouvi-la através do que já está escrito na Palavra, mas também podemos ouvi-la nos nossos momentos de oração a sós com Ele. Nada mais precioso do que passar tempo com nosso Amado criador. Aquele que criou todas as coisas, que é o princípio e o fim, que conhece e sonda cada pensamento e sentimento, certamente sabe o que é melhor para nós, em toda e qualquer situação.

7.     A maior mudança começa em nós! Não existe nada que mais possa influenciar o mundo do que uma mente transformada e renovada, de verdade, por Deus. Por isso o trabalhar do Espírito Santo em nosso caráter é tão grande. Só alguém que conhece a sua identidade em Deus e tem visão do seu propósito de vida e se posiciona, no tempo e no espaço, a partir dessa verdade e descoberta pode viver a vida plena que Jesus conquistou na cruz. Tem horas que precisamos ser práticos, diligentes. Precisamos fazer a nossa parte e nos posicionar, com atitudes, intenções direcionadas, baseadas em nossa fé, visão e identidade em Cristo.

Eu oro para que Deus abençoe o nosso ano de 2014, que Ele seja a nossa primeira e maior motivação em tudo. Eu oro para que conheçamos Seu amor infinito por nós e que sejamos expressão desse amor. Eu oro para que o Espírito Santo nos revele quem somos em Cristo, amados, desejados e importantes para o Reino de Deus. Eu oro para que Ele nos capacite a fazer a nossa parte e a fazer a diferença, como aqueles que aplicam e vivem a Palavra de Deus, para que possamos implantar o Reino de Deus nesse mundo que anseia pela luz de Jesus. E oro para que tudo o que recebermos do Pai nesse ano seja para Honra e Glória de Jesus e para abençoar outros por onde quer que formos.

Com amor,
Nani

Comentários

  1. Nani

    Bom aqui de volta em sua pagina
    Bom viver segundo Pv. 21 : 23 ... ... ...
    Bom também aqui Eu escrever pouco
    Bom saber guardar sonho consigo mesmo
    Pois sei o quanto errei durante anos e erro ainda hoje
    Sempre fui de ter uma Teoria de expressar sonhos
    Fazendo assim um desafio ao que incrédulo ééé ... ... ...
    Desejando o contrário do sonhador ... ... ...
    Mais estou falando menos e tentando desprezar
    Palavras contra ao meu sonhar !!! !!! !!!
    Quando escreve de desafios vejo pego nesta
    Tantos que nem é Bom escrever ... ... ...
    Falando do maior ( ARTESÃO ... YHVH... ... ... )
    Vejo o quanto damos tanto trabalho pra ELE !!! !!! !!!

    Amada ser Tua Vida Ricamente Abençoada !!! !!!


    Shalom pra Ti !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio, tudo bem? O importante é aprendermos nessa caminhada com Deus! Tem horas que devemos sim fazer declarações de fé sobre nossos sonhos, mas tem horas que devemos, humildemente, guardar nossos corações e aquilo que pronunciamos :) Que Deus te abençoe muito e todos teus sonhos tb! ;) bjs

      Excluir
  2. Mariana

    Shalom pra Ti !!!
    Bom tudo Bem segundo Eu Gostaria é dizer não
    Pois dentro da Engenhoca assim costumo expressar-me
    Nada é tão fácil de ser viver Bem ... ... ...
    Ego habitável em nós Ele sempre quer viver seu Êxodo
    Sendo que chegando ao degrau de certa altura
    Ele grita não querendo descer quer sempre subir
    Seria aqui tipificando o que aconteceu em Babel ... ... ...
    Doidura isso aqui estou expressando
    Saberá entender pelo o Espirito vivificado que em Ti habita
    Minha forma Exótica de escrever ... ... ...
    Agora pelo Espirito que quer aniquilar o Ego
    Devo aceitar a situação vivida presente mesmo que meu Ego
    Grite bastante sem querer descer dos degraus que Ele chega está
    Assim é neste momento meu pensar em responder ... Tudo Bem !!!
    Costumo dizer sempre não entendo nada da Vida
    Quero muitas das vezes entrar em dimensão não por mim alcançada
    Ai somente aceitar total proceder de uma mastigável Engenhoca ... ... ...
    Olhando pra vida de muitos personagens que YHVH ... ... ...
    Escolheu pra fazer a grande diferencia na História da Humanidade
    Podemos ter exemplo começaria aqui pelo Profeta Jeremias ai segue
    Tenho que aceitar pra mim como uma Lição de Vida ... ... ...
    Saber conviver com situações adversarias que surgem no caminhar
    Assim Amada em CRISTO JESUS é aqui um pouquinho de mim ... ... ...
    Sinto-me Bem em está aqui escrevendo na sua Pagina !!! !!! !!!
    Seja sua Vida Enriquecida de Sabedoria do ESPIRITO SANTO !!! !!! !!!

    Shalom pra Ti !!! !!! !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas