Permanecer


"Assim diz o Senhor: Lembro-me, a favor de ti, da devoção da tua mocidade, e do amor do teu noivado, de como me seguiste no deserto, numa terra não semeada".
Jeremias 2:2


Ontem me deparei com esse versículo que me fez refletir sobre minha trajetória com Deus. Já são quase vinte anos de caminhada. E mesmo diante de tantos altos e baixos, erros e acertos, foi bom perceber que Ele ainda me vê como aquela menina do começo, com coração aberto, rendida pra Ele, totalmente dependente e confiante na possibilidade dos maiores sonhos. E capaz de pagar qualquer preço que seja para estar sempre na presença Dele.

Essa palavra veio em um momento em que comecei a me deparar com alguns questionamentos. Genuínos, mas profundos. Comecei a pensar em como é difícil você permanecer com a essência não corrompida ao longo dos anos quando você opta pela vida cristã. As vezes o tempo, os desejos momentâneos, as experiências dolorosas, as frustrações, os fracassos vem para abalar a nossa fé. E não apenas as circunstâncias difíceis, mas as vitórias também vem para nos provar.

É como se o tempo fosse o maior teste da sinceridade de um coração. 
O tempo prova e refina o coração sincero como fogo consumidor.
E permanacer e perseverar em Deus com coração puro por dias, anos, décadas, mesmo diante de toda e qualquer situação da vida, é a maior de todas as vitórias. No final das contas é como se o que estivesse em jogo fosse o estado de nosso coração e quem nos tornamos diante de todas as circunstâncias. Não é a toa que Ele nos fala para guardarmos o nosso coração acima de tudo, pois dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23).

Há momentos em que a vontade de desistir vem, se você não se cuidar. A cruz pode parecer pesada demais. Você se depara com as suas próprias falhas e impotência em tentar fazer o que é certo e não conseguir. Você se depara com as derrotas, as vezes consecutivas. Você se depara com as decepções. Os teus referenciais podem se tornar a sua maior decepção. Você se depara com a força das tentações. Como diz C.S. Lewis em seu livro Cristianismo Puro e Simples, só sabe a força de uma tentação quem já tentou vencê-la, de verdade. 

Isso me faz pensar que, de fato, o caminho que conduz a vida não é o caminho fácil. Nada que é de valor é fácil. E fazer o que é certo é ir totalmente contra a nossa natureza humana, na maioria das vezes. É por isso que Deus nos diz em Sua palavra, que o poder Dele se aperfeiçoa em nossas fraquezas (2 Co 12:9). Somos fracos e pequenos e ponto. E não há como permanecer fiel se você não se conectar com a vida Dele que habita em nosso interior. Ele é a força, a luz, a ressurreição. Ele é o poder em nós que nos livra de nós mesmos - nossa inconstância e imaturidade. A força para permanecer vem Dele, mas precisamos escolhê-lo, diariamente.  

O versículo em Jeremias traz uma palavra de encorajamento de Deus para Israel de como Ele se lembra dos votos de sua mocidade. É como se Ele falasse: Você ainda permanece o mesmo, a mesma. O tempo não te mudou por completo. Eu ainda vejo o mesmo fogo dentro de você. Talvez você não se veja assim hoje. Mas, eu olho dentro de você e relembro a nossa história. Você foi marcado pelo amor. E nem que você quisesse, essa marca pode ser retirada.

Há algo no amor que vem de Deus que é maior do que tudo que existe. Como diz a palavra em Romanos 8:35-39:

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." 

O amor de Deus nos marca e nos estraga para todo o resto, pra sempre. Pois, só Ele tem as palavras de vida eterna. Há algo Nele, em Sua infinita beleza e sabedoria, que atrái mais do que tudo. Há algo no amor Dele que é mais forte do que as lutas, as decepções, as derrotas. É o amor que é mais forte do que a vida, ou a morte. É a força que é mais poderosa que o tempo.

O segredo é habitar nesse amor. E isso só é possível se você contemplá-lo mais do que as coisas passageiras. Você vai perseverar até o fim e o teu coração vai permanecer inabalável, se você mergulhar nesse profundo amor. O tempo, as muitas águas, nunca poderão te afastar desse amor. Pois, nada se compara a Ele. Foi esse amor que te atraiu nos primeiros dias e é só nele que você vai conseguir permanecer.

M.S.

Comentários

  1. Filhinha
    Você já percebeu que perseverança é uma das palavras mais compridas da Bíblia? E, talvez, uma das mais difíceis de ser cumprida (desculpe a rima)?
    E é só agora que entendo porque o poder de Deus se aperfeiçoa nas nossas fraquezas.
    Beijos, Papi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Daddy, acho que nós dois sabemos o que é isso né?! hehe... te amo!

      Excluir
  2. Minha querida, Deus em sua infinita bondade te faça sempre permanecer na fé. Te amo e tenho muito orgulho da pessoa maravilhosa que vc se tornou! Mami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Mommy, obrigada pelas palavras lindas. Vc mais do que ninguém conhece as minhas fraquezas, mas está sempre comigo e acreditando em mim! Te amo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas