#dia253

Olhe para além de si  

“E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” Mateus 10:38-39

Nesse dia eu vi uma exposição super interessante de um artista plástico famoso chamado Chuck Close. Ele é especialista em fazer retratos das formas mais diversificadas e possui uma técnica impressionamente. Uma coisa que me chamou a atenção em sua arte é que a maioria de suas pinturas eram auto-retratos. Embora seja comum os artistas em algum momento de sua trajetória artistica se auto-retratarem eu como uma boa psicóloga não pude deixar de fazer minhas análises… Comecei a pensar que havia algo narcisista na forma daquele artista se colocar em sua obra. E isso me fez pensar no ser humano de uma maneira geral… Somos todos muito auto-centrados, meio narcisistas mesmo…
Mas, o cristianismo vem nos ensinar um caminho um pouco diferente: o do negar-se a si mesmo. Não creio que esse versículo diga que devemos esquecer quem somos, mas que devemos aprender a sair um pouco de nós mesmos e olharmos também para o nosso próximo e em primeiro lugar para Deus. Fica aqui a minha pequena reflexão sobre o tema. 
Paz,
M.S.

Comentários

Postagens mais visitadas